17:31 / Postado por brejinho, minhas raizes /

Origem da cidade


Resgate histórico do município de Brejinho



A origem do nome Brejinho foi uma homenagem ao senhor José Nunes do brejo, proprietário de terras que contribuiu para o nascimento e desenvolvimento do município.

Brejinho desmembrou-se do município de Itapetim em, 01 de janeiro de 1964, pelo ato n° 07/63 do senhor Miguel Arraes de Alencar, governador na época, mas sua emancipação política passou a ser comemorada em, 31 de março em homenagem a revolução de Pernambuco.
Localizada na microrregião do sertão do pajeú, distante, 420 km² da capital -Recife, tem uma área territorial de 85 km², limitando-se com os municípios: ao leste, Itapetim a 16 km, ao oeste, Santa Terezinha a 22 km, ao sul, são José do Egito a 15 km e ao norte, o estado da Paraíba a 12km.
O relevo e variado, com morros, planícies e planaltos e o clima é semi-árido. A flora é formada por arbustos que perdem as folhas no período da seca e por cactos, como: O xiquexique e o mandacaru. A fauna se resume em pequenos animais, como:o preá, raposa e o gato do mato.

O município conta com sistema de telefone residencial e o restante da população conta com orelhões, inclusive nos povoados da zona rural.A população brejinhense também dispõe de energia elétrica, tanto na zona urbana quanto na zona rural que já conta com 85% da área territorial eletrificada.
Quanto aos meios de transporte, dispomos de veículos de aluguel, ônibus que fazem linhas intermunicipais ou veículos de tração animal, por que ainda não existe em nosso município transporte coletivo, o município teve um grande desenvolvimento em vários aspectos.
O principal evento cultural, é a festa do padroeiro. São Sebastião, realizada em praça publica; Que reúne artistas locais e regionais (forrozeiros, violeiros, grupos de danças, etc)








0 comentários:

Postar um comentário