11:32 / Postado por brejinho, minhas raizes /

História
O povoado de Brejinho de José Nunes pertencia ao município de Itapetim. Ali viviam pequenos agricultores. A partir de 1929, iniciou-se uma feira livre no lugar e iniciou-se a construção de uma capela que viria a ser dedicada a São Sebastião, sob a liderança do padre João Leite Gonçalves de Andrade. Mais tarde, a capela foi ampliada sob a iniciativa do padre Mário Maragon. Estas iniciativas fortaleceram o povoamento da região.
O Distrito de Brejinho foi criado pela lei municipal nº 10, de 10 de abril de 1962. O município de Brejinho foi criado pela lei estadual nº 4.996, de 20 de dezembro de 1963. Em 20 de março de 1964, o município de Brejinho foi instalado.
[editar] Geografia
Localiza-se a uma latitude 07º20'58" sul e a uma longitude 37º17'10" oeste, estando a uma altitude de 737 metros, localiza-se a aproximadamente 400 km da capital Recife. Sua população estimada em 2004 era de 7.214 habitantes.
As "cidades-pólo" mais próximas são: São José do Egito, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada e Arcoverde
O município tem por padroeiro São Sebastião, cuja festa é celebrada em 20 de janeiro, mês que a cidade tem um maior número de visitantes atraídos pelas festividades que são tradicionais em toda região. A cada ano cresce a festa em todos os níveis, aumentando também a quantidade de pessoas que ocupam as ruas da cidade e principalmente seu desenvolvimento, cultural, político, econômico e social.
O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005.[5] Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca.
[editar] Relevo
O município de Brejinho, está inserido na unidade geoambiental da Depressão Sertaneja, que representa a paisagem típica do semiárido nordestino, caracterizada por uma superfície de pediplanação bastante monótona, relevo predominantemente suave-ondulado, cortada por vales estreitos, com vertentes dissecadas. Elevações residuais, cristas e/ou outeiros pontuam a linha do horizonte. Esses relevos isolados testemunham os ciclos intensos de erosão que atingiram grande parte do sertão nordestino.
[editar] Geologia / Solo
O município de Brejinho encontra-se inserido, geologicamente, na Província Borborema, estando constituído pelos litotipos das suítes Granítica-Migmatítica Peraluminosa Recanto/Riacho do Forno e Calcialcalina de Médio a Alto Potássio Itaporanga, e dos Colúvio-eluviais.Com respeitos aos solos, nos Patamares Compridos e Baixas Vertentes do relevo suave ondulado ocorrem os Planossolos, mal drenados, fertilidade natural média e problemas de sais;Topos e Altas Vertentes, os solos Brunos não Cálcicos, rasos e fertilidade natural alta; Topos e Altas Vertentes do relevo ondulado ocorrem os Podzólicos,drenados e fertilidade natural média e as Elevações Residuais com os solos Litólicos, rasos, pedregosos e fertilidade natural média.
[editar] Economia
As principais atividades econômicas são a agropecuária e o comércio. Os principais produtos agrícolas são: a castanha de caju, sisal ou agave, banana, goiaba, limão e manga (lavoura permanente) e, como lavoura temporária, o algodão herbáco, batata doce, cana-de-açúcar, feijão e milho.
[editar] Principais Pontos Turísticos
Pedra Grande
Brejinho possui atrativos turísticos naturais como a Pedra Grande, localizada a 2 km, onde fica a Gruta do Morcego, bem procurada por visitantes. A paisagem da nascente do Rio Pajeú, situado no povoado Brejinho dos Ferreiras, e a Pedra dos Índios completam a beleza natural do município.
Atrativos Naturais
Brejinho é uma das menores cidades pernambucanas, ideal para quem gosta da vida tranquilo do interior. E o município tem vários atrativos naturais, como a Pedra Grande, a 2 km da sede, onde fica a Gruta do Morcego. Ou a Serra do Balanço, onde está a nascente do Rio Pajeú que percorre 325 km e desagua no Rio São Francisco.
[editar] Festas
Festa do Caju, no povoado de Lagoinha.
11 a 24 de janeiro - Festa de São Sebastião.
Festa do 31 de Maio, realizada no povoado de Vila de Fátima, marcando o último dia das novenas do mês.
Referências
a b Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
Estimativas da população para 1º de julho de 2009 (PDF). Estimativas de População. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (14 de agosto de 2009). Página visitada em 16 de agosto de 2009.
Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
a b Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (19 de dezembro de 2007). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
Ministério da Integração Nacional, 2005. Nova delimitação do semiárido brasileiro.
[editar] Ligações externas
Governo do Estado de Pernambuco
Pernambuco de A-Z
IBGE. Documentação Territorial do Brasil
Diagnóstico do Município de Brejinho, Pernambuco. 2005. Ministério das Minas e Energia
Confederação Nacional de Municípios

0 comentários:

Postar um comentário