História
O povoado de Brejinho de José Nunes pertencia ao município de Itapetim. Ali viviam pequenos agricultores. A partir de 1929, iniciou-se uma feira livre no lugar e iniciou-se a construção de uma capela que viria a ser dedicada a São Sebastião, sob a liderança do padre João Leite Gonçalves de Andrade. Mais tarde, a capela foi ampliada sob a iniciativa do padre Mário Maragon. Estas iniciativas fortaleceram o povoamento da região.
O Distrito de Brejinho foi criado pela lei municipal nº 10, de 10 de abril de 1962. O município de Brejinho foi criado pela lei estadual nº 4.996, de 20 de dezembro de 1963. Em 20 de março de 1964, o município de Brejinho foi instalado.
[editar] Geografia
Localiza-se a uma latitude 07º20'58" sul e a uma longitude 37º17'10" oeste, estando a uma altitude de 737 metros, localiza-se a aproximadamente 400 km da capital Recife. Sua população estimada em 2004 era de 7.214 habitantes.
As "cidades-pólo" mais próximas são: São José do Egito, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada e Arcoverde
O município tem por padroeiro São Sebastião, cuja festa é celebrada em 20 de janeiro, mês que a cidade tem um maior número de visitantes atraídos pelas festividades que são tradicionais em toda região. A cada ano cresce a festa em todos os níveis, aumentando também a quantidade de pessoas que ocupam as ruas da cidade e principalmente seu desenvolvimento, cultural, político, econômico e social.
O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005.[5] Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca.
[editar] Relevo
O município de Brejinho, está inserido na unidade geoambiental da Depressão Sertaneja, que representa a paisagem típica do semiárido nordestino, caracterizada por uma superfície de pediplanação bastante monótona, relevo predominantemente suave-ondulado, cortada por vales estreitos, com vertentes dissecadas. Elevações residuais, cristas e/ou outeiros pontuam a linha do horizonte. Esses relevos isolados testemunham os ciclos intensos de erosão que atingiram grande parte do sertão nordestino.
[editar] Geologia / Solo
O município de Brejinho encontra-se inserido, geologicamente, na Província Borborema, estando constituído pelos litotipos das suítes Granítica-Migmatítica Peraluminosa Recanto/Riacho do Forno e Calcialcalina de Médio a Alto Potássio Itaporanga, e dos Colúvio-eluviais.Com respeitos aos solos, nos Patamares Compridos e Baixas Vertentes do relevo suave ondulado ocorrem os Planossolos, mal drenados, fertilidade natural média e problemas de sais;Topos e Altas Vertentes, os solos Brunos não Cálcicos, rasos e fertilidade natural alta; Topos e Altas Vertentes do relevo ondulado ocorrem os Podzólicos,drenados e fertilidade natural média e as Elevações Residuais com os solos Litólicos, rasos, pedregosos e fertilidade natural média.
[editar] Economia
As principais atividades econômicas são a agropecuária e o comércio. Os principais produtos agrícolas são: a castanha de caju, sisal ou agave, banana, goiaba, limão e manga (lavoura permanente) e, como lavoura temporária, o algodão herbáco, batata doce, cana-de-açúcar, feijão e milho.
[editar] Principais Pontos Turísticos
Pedra Grande
Brejinho possui atrativos turísticos naturais como a Pedra Grande, localizada a 2 km, onde fica a Gruta do Morcego, bem procurada por visitantes. A paisagem da nascente do Rio Pajeú, situado no povoado Brejinho dos Ferreiras, e a Pedra dos Índios completam a beleza natural do município.
Atrativos Naturais
Brejinho é uma das menores cidades pernambucanas, ideal para quem gosta da vida tranquilo do interior. E o município tem vários atrativos naturais, como a Pedra Grande, a 2 km da sede, onde fica a Gruta do Morcego. Ou a Serra do Balanço, onde está a nascente do Rio Pajeú que percorre 325 km e desagua no Rio São Francisco.
[editar] Festas
Festa do Caju, no povoado de Lagoinha.
11 a 24 de janeiro - Festa de São Sebastião.
Festa do 31 de Maio, realizada no povoado de Vila de Fátima, marcando o último dia das novenas do mês.
Referências
↑ a b Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
↑ Estimativas da população para 1º de julho de 2009 (PDF). Estimativas de População. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (14 de agosto de 2009). Página visitada em 16 de agosto de 2009.
↑ Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
↑ a b Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (19 de dezembro de 2007). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
↑ Ministério da Integração Nacional, 2005. Nova delimitação do semiárido brasileiro.
[editar] Ligações externas
Governo do Estado de Pernambuco
Pernambuco de A-Z
IBGE. Documentação Territorial do Brasil
Diagnóstico do Município de Brejinho, Pernambuco. 2005. Ministério das Minas e Energia
Confederação Nacional de Municípios
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário